Saiba o que mais importante no livro de Salmos

Porque devemos estudar o livro de Salmos?

Vamos iniciar o estudo do Salmo 40 com a convicção de Davi, que é sobre quem está passagem aborda: “1.Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” Davi não só esperou para alcançar a graça, mas ele também continuará sempre a esperar, pois ele não tem dúvidas de que este é o melhor caminho.

Nos versículos 2 e 3 do Salmo 40, o comentário de Davi mostra a dificuldade pela qual ele estava passando e o seu estado de espírito, onde se compara imerso em lodo, que foi de onde Deus o tirou e o salvou, o mostrando o verdadeiro caminho. Ele diz que isto só foi possível pois ele não perdeu a fé de que algo bom viria do seu amor ao Senhor.

Feliz aquele que confia na palavra de Deus e que mesmo diante das palavras fáceis daqueles que não creem, não desvia sua fé nem a direção de seu caminho. Quem confia na palavra Divina sabe a quantidade de milagres que já alcançou na vida, são tantos que não tem nem como contar. Essas são as afirmações que encontramos nos versículos 4 e 5.

No Salmo 40, a explicação do versículo 6 é a de que o Senhor fica feliz quando seus filhos vêm a Ele de coração, com louvor e reconhecimento por Seu amor, não é necessários oferendas e sim só o mais sincero desejo, confiança e gratidão por tudo que Ele fez por nós.

Versículos de Salmo 17 do livro de Salmos da Bíblia.

1 Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor.
Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos.

2 Venha de ti a sentença em meu favor; vejam os teus olhos onde está a justiça!

3 Provas o meu coração e de noite me examinas;
tu me sondas e nada encontras;
decidi que a minha boca não pecará

4 como fazem os homens.
Pela palavra dos teus lábios
eu evitei os caminhos do violento.

5 Meus passos seguem firmes nas tuas veredas;
os meus pés não escorregaram.

6 Eu clamo a ti, ó Deus, pois tu me respondes;
inclina para mim os teus ouvidos
e ouve a minha oração.

7 Mostra a maravilha do teu amor,
tu, que com a tua mão direita salvas
os que em ti buscam proteção
contra aqueles que os ameaçam.

8 Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas,
9 dos ímpios que me atacam com violência, dos inimigos mortais que me cercam.
10 Eles fecham o coração insensível e com a boca falam com arrogância.
11 Eles me seguem os passos e já me cercam; seus olhos estão atentos, prontos para derrubar-me.
12 São como um leão ávido pela presa, como um leão forte agachado na emboscada.
13 Levanta-te, Senhor! confronta-os! Derruba-os! Com a tua espada livra-me dos ímpios.
14 Com a tua mão, Senhor, livra-me de homens assim, de homens deste mundo, cuja recompensa está nesta vida.
Enche-lhes o ventre de tudo o que lhes reservaste; sejam os seus filhos saciados, e o que sobrar fique para os seus pequeninos.
15 Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar, ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.
Nos versículos 7, 8 e 9, Davi mostra seu amor e gratidão oferecendo do seu amor e sua vida a Deus, pois ele sabe que somente nEle encontrará a verdade e o caminho. Por isso ele não tem receio de dizer a todos sobre a bondade Divina e espalha para que saibam que é nas mãos de Deus onde encontraremos força.
Davi clama pelo amor do Senhor como um sentimento materno, aquele que nos guarda e protege com toda sua força, pois ele sabe que durante a estrada da vida muitos infortúnios surgirão, muitos tentarão lhe derrubar, e ele não quer nunca deixar de acreditar no poder de Deus e todas as maravilhas que somente Ele é capaz de nos conceder (v. 10, 11 e 12).
Davi não procura perdão pelos pecados e sim que o Senhor o livre de todas as pessoas más que querem ver a sua derrota, ele busca na força do Pai o escudo perfeito para se defender e para que todos saibam que ele está protegido por Deus e que nada o abalará (v. 13, 14 e 15).
Nos dois últimos versículos, Davi convida a todos a clamar ao Senhor e confiar em suas obras. Ele diz que ainda passa por momentos ruins, mas que o importante é acreditar que o poder e amor de Deus é muito maior então não há ao que temer.
O Salmo 40 é a melhor forma de exaltar a bondade de Deus e dizer que você crê em Seu amor e que sabe que não importa a dificuldade, Ele te guiará para a melhor solução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*