Você já ouviu falar sobre maçonaria, isso é pecado? veja agora mesmo

O que é Maçonaria:
Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

Não sabemos se esta prática ainda é aplicada nos dias de hoje, mas no passado os maçons se recusavam a testemunhar contra outros membros da ordem maçônica em julgamentos.

Pior do que violar a lei – ao negar ou dar falso testemunho perante um processo judicial – para um maçom era inconcebível a traição de um companheiro, sendo este um “crime” imperdoável para os membros da sociedade.

Calma, não tem nada a ver com pessoas mortas penduradas pelo pescoço. Nos rituais de iniciação a forca é usada como um símbolo para os maçons, representando o cordão umbilical materno ou ainda um sinal para que possam manter o silêncio sobre os segredos da Ordem.

Como dissemos na introdução deste artigo, somente os verdadeiros maçons saberão ao certo a simbologia por trás deste ato “ameaçador”

Acolhem todas as crenças – menos os ateístas
Os maçons acreditam no incrível poder que a energia solar possui e, supostamente, costumam admirar o astro-rei durante a sua transição diária na Terra, de leste para oeste. Aliás, por este motivo, os edifícios maçons costumam ser construídos virados para um desses sentidos, leste ou oeste.

Na maçonaria ainda há a crença de que o leste (nascer do sol) simboliza o “renascimento”.
Origem da Maçonaria no mundo
A maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Originalmente era uma das sociedades secretas que chegara ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo).

Formavam corporações privilegiadas, que se furtavam de toda a regulamentação municipal e guardavam os segredos da profissão. É especificamente maçônico o vínculo com a tradição da construção: daí procede a sua terminologia, os seus objetos de culto, emblemas e o ritual (martelo, paleta, esquadro, mandil), bem como os graus de mestre, companheiro e aprendiz.

A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, e unia as quatro lojas londrinas. O líder eleito era conhecido como Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria se transformou em um receptáculo da filosofia das Luzes e depressa se estendeu a todo o Continente europeu.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*